Home Novidades Testes Conteúdos

 

Matemática Aplicada ?

Como o próprio nome indica, era de esperar que na fase terminal do curso se aplicasse a educação Matemática adquirida a algo de concreto, com o objectivo de criar um maior leque de saídas profissionais aos alunos que terminam este curso. Neste intuito, penso que o Departamento de Matemática, enquanto responsável pela sua criação e seu aperfeiçoamento, ficaria bastante satisfeito. Com o seu desempenho, caso os alunos conseguissem obter uma rápida colocação no mercado de trabalho. É assim incompreensível certas falhas que ainda ocorrem neste curso.

Uma das grandes falhas, ocorre no 6º semestre (repetindo-se nos semestres seguintes), quando os alunos têm de escolher disciplinas optativas. Devido a não existir antecipadamente uma elucidação por parte do departamento em relação ao programa destas disciplinas, e às suas possíveis aplicações, a maior parte dos alunos erra na escolha das disciplinas. Uma vez errando, já não pode voltar atrás e possivelmente as disciplinas preteridas (que poderiam ser mais adequadas às pretensões do aluno) já não podem voltar a ser escolhidas. Posteriormente, no término do curso, o aluno tem no seu currículo um conjunto de disciplinas que não lhe servem para garantir uma saída profissional.

Outra falha ocorre nas disciplinas que são substancialmente viradas para as aplicações, onde se lecciona apenas a teoria e os instrumentos necessários. Note-se que neste tipo de procedimento existe um lado bom - termos em nossa posse os instrumentos que com estudo e dedicação possivelmente até conseguimos a partir deles obter resultados. Mas por outro lado, será que não seria mais produtivo aprofundarmos estes instrumentos de modo a que na carreira profissional, possamos rapidamente aplicá-los sem qualquer dificuldade? Isto porque a parte dos alunos que termina o curso, não está suficientemente preparado para profissionalmente poder empregar o aprendido.

Talvez a solução seja fornecer, através das aulas práticas ou através de trabalhos curriculares complementares, os métodos e a experiência que permitam aos alunos aplicar estes instrumentos na sua vida profissional.

No que concerne às disciplinas optativas em si existem dois graves problemas:

1. Como em cada semestre existem bastantes cadeiras que não abrem, elas deixam de ser optativas para passarem a ser obrigatórias. O que ainda é mais grave, é que por vezes as cadeiras que não abrem (como foi o caso deste ano) são aquelas que mais saídas profissionais proporcionam aos alunos (Controlo de Qualidade), e os impede de poderem ter esta disciplina no seu currículo.

2. Muitas das disciplinas que abrem, têm um programa que não tem absolutamente nada a ver com o nosso currículo, e até são leccionadas em conjunto com outros cursos - Informática Aplicada; Informática II, Informática III. É de facto bastante triste, pois podendo estas disciplinas proporcionar aos estudantes melhorias na sua aprendizagem, e no seu currículo, apenas. servem para fazer número e dar dores de cabeça a quem nelas se inscreve.

Algo é preciso mudar, pois este é um curso com grandes potencialidades e perspectivas futuras, apenas não se está a percorrer o melhor caminho, para que os alunos deste curso tenham uma rápida colocação no mercado de trabalho. É necessário consciencializar as entidades responsáveis, para que este panorama se modifique.

 

Gonçalo Jacinto

4º ano - Matemática Aplicada